DICAS PARA A REALIZAÇÃO DAS LIÇÕES DE CASA




1. Organização

Para evitar a perda de tempo ao procurar pelas gavetas, junte os materiais necessários para o estudo num cesto, caixa ou gaveta e mantenha perto do lugar onde seu filho estuda. Procure os objetos mais usados. Exemplos: lápis, borracha, apontador, régua, cola, tesoura, dicionários, folhas de rascunho...

2. Ambiente de Estudo

Seja flexível em relação ao lugar de estudo do seu filho.
Nem todas as crianças estudam melhor sentadas em frente de uma escrivaninha, em um quarto silencioso. Pergunte para seu filho como ele gosta de estudar, no chão, sentado na cama com uma mesa portátil ou na cozinha com o barulho das preparações para o jantar... Algumas crianças gostam de barulho de fundo, outras preferem o silêncio.
O lugar preferido de seu filho estudar pode mudar à medida que ele cresce, e pode variar dependendo do tipo de tarefa. O importante é ser flexível, garantindo que as tarefas sejam feitas e compreendidas.

3. Limpeza

Guarde tudo o que não estiver relacionado com a tarefa a ser feita.
Quando seu filho chegar em casa apavorado por causa de tarefas em várias matérias, diminua sua ansiedade ajudando-o a focar em uma coisa de cada vez. Reveja tudo o que precisa ser feito e escolha um trabalho para começar. Junto com ele, pegue e organize os materiais necessários para completar a tarefa escolhida e guarde todo o resto até que seja a hora de iniciar um novo trabalho.

4. Anotações

Ajude a garantir que as lições diárias de seu filho cheguem com ele ensinando-o a registrar cada tarefa a medida que forem dadas. Uma agenda diária ou uma folha de tarefas proporciona um espaço centralizado para o registro dos trabalhos a serem feitos. Ele pode rever a folha no final de cada dia e se assegurar que os materiais necessários estejam na mochila.

5. Acervo de Pesquisa

Uma biblioteca caseira é um auxiliar inestimável na realização das tarefas de casa.
Uma pequena biblioteca de referências, tanto em forma impressa como eletrônica, pode ser um recurso útil para o seu filho.



"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".  
(Anísio Teixeira)

Related Posts with Thumbnails